top of page
  • Writer's pictureA Tela Que Habito

Gilmore Girls e muito, muito café!

Dia 14 de abril foi o Dia Mundial do Café e resolvemos falar da nossa série preferida (sim! acreditem! nossos filmes preferidos não coincidem, mas nossa série SIM!) - e que acreditamos ter o maior consumo de café da História do Cinema e da TV (pelo menos na ficção): GILMORE GIRLS!



Antes de mais nada, vamos aos detalhes “técnicos” da série: criada por Amy Sherman-Palladino, estreou em 2000 (em outubro nos EUA e em novembro no Brasil - bem rapidinho - sob o título de “Tal Mãe, Tal Filha”) e teve 7 temporadas até o seu final, em 2007. Em 2016 - para a alegria dos órfãos, digo, fãs - a Netflix lançou a minissérie de 4 episódios “Gilmore Girls: Um Ano Para Recordar”. Ao todo, foram 154 episódios da série original + os 4 da minissérie, totalizando 158 episódios. Por nós, poderiam ser 1000. O resumo do resumo do resumo do enredo é: um drama com (muitos) toques de comédia sobre uma mãe solteira e sua filha adolescente, que moram numa cidadezinha imaginária - Stars Hollow - de Connecticut.


Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino

A série se caracteriza por diálogos muito rápidos, longos e perspicazes, com muitas referências a filmes, músicas e à cultura pop, de uma forma geral. Além disso, tem o foco em relações, principalmente entre as “garotas” Gilmore, ao mesmo tempo que acompanha essa fase de crescimento e amadurecimento de Rory, de adolescente à adulta, com todos os dramas possíveis envolvidos.


Mas, e o café? Já já quem não conhece a série vai entender!


Primeiro, vamos às Gilmore Girls, que dão título à série. Emily Gilmore (interpretada por Kelly Bishop) é a matriarca da família, que tem posses e vive numa mansão em Hartford (é isso mesmo?). Emily tem apenas uma filha, Lorelai Gilmore (interpretada por Lauren Graham), que engravida quando tinha 16 anos e, por não querer se casar com o pai da criança (Christopher Hayden, interpretado por David Sutcliffe), acaba fugindo de casa, emancipando-se e indo morar na cidadezinha de Stars Hollow, onde é acolhida em uma pousada - a Independence INN, onde passa a trabalhar como gerente. Rory Gilmore (Rory é apelido de Lorelai - interpretada por Alexis Bledel) é a filha de Lorelai e, obviamente, neta de Emily. A história começa justamente quando Rory - com então 16 anos - vai estudar em Chilton e Lorelai precisa pedir ajuda financeira aos pais.



Nas primeiras temporadas a trama se desenvolve em poucos lugares: na pousada Independence INN, na qual Lorelai trabalha; em Chilton, onde Rory estuda; na casa dos Gilmore, em Hartford e na incrível cidadezinha de Stars Hollow, em grande parte na “lanchonete” de Luke Danes, a Luke’s Diner, onde Rory e Lorelai passam dias, tardes e noites tomando café! MUITO café!


Stars Hollow é peculiar por diversos motivos, mas principalmente por seus moradores. Não tem como assistir Gilmore Girls e não querer morar nessa cidadezinha fofa e ter como amigos e vizinhos as pessoas incríveis que moram lá! Vamos falar um pouquinho desses personagens coadjuvantes que aparecem durante todos os anos da série - às vezes mais, às vezes menos - e que são importantíssimos para o desenvolvimento da história, seja por motivos cômicos ou com mais carga emocional! Achamos melhor dividir esses personagens em “núcleos”, que fica mais fácil entender onde cada um se “encaixa” na história e no relacionamento com as garotas Gilmore.



Primeiro, temos o núcleo Gilmore, propriamente dito. Em Stars Hollow, temos Lorelai e Rory e, em Hartford, Emily e Richard. Emily é a mãe de Lorelai, avó de Rory e é o tipo de pessoa que não dá ponto sem nó! Sempre tem segundas intenções em suas ações e para ela conta muito o lugar que ocupa na alta sociedade. Seu marido, Richard, é mais sisudo e menos cheio de intenções ocultas, mas quase sempre fica ao lado da esposa, participando e apoiando suas decisões. Podemos dizer que um personagem “adjacente” desse núcleo seja Christopher, pai de Rory e ex-paixão de Lorelai. Christopher é completamente imaturo e um pai ausente na vida de Rory, porém tem seu charme e sempre está encantando Rory e Emily, que o adora e sempre dá uma forçadinha para que ele e Lorelai reatem. Lorelai enxerga bem quem ele é, mas sempre que tem alguma decepção amorosa acaba tendo uma recaída com Christopher. Ninguém é perfeito!


Temos o núcleo da pousada na qual Lorelai trabalha e passa grande parte do seu tempo. Temos Sookie, que é a melhor amiga de Lorelai e chef da pousada. Acreditamos que tenha sido o primeiro papel expressivo de Melissa McCarthy. Sookie é um caos total! Desorganizada, ansiosa, aflita, barulhenta… rs! Mas é uma excelente chef e uma amiga maravilhosa. O sonho de Lorelai e Sookie é terem sua própria pousada! Michel é outra figura marcante desse núcleo. Ele é uma espécie de concierge da pousada, o primeiro na linha de comando após Lorelai (que é a gerente). Francês e de um mau humor cômico, tem o nariz em pé e sempre está envolvido em atritos, seja com os hóspedes, com outros funcionários ou mesmo com Lorelai e Sookie! Nesse núcleo também temos um personagem “adjacente”, Jakson, que começa como fornecedor de frutas, verduras e legumes da pousada e acaba como grande amor de Sookie.



Temos o núcleo Chilton, que é a nova escola de Rory. Apesar dela passar um certo tempo ali e de interagir com vários outros personagens da escola, acreditamos que a mais merece menção e destaque é Paris Geller. No início, ela e Rory são praticamente inimigas, mas com o tempo vão se tornando amigas e fazendo parte da vida uma da outra. Paris acaba sendo um “contraponto” de Rory, uma antagonista mesmo, já que Rory não tem esse tipo de pessoa em sua vida, que bata de frente com ela: os avós a adoram e fazem todas as suas vontades e sua mãe, que apesar de em alguns momentos ser um pouco mais dura e rolar alguns atritos e brigas, no final das contas acaba ficando tudo bem e elas voltam a ser melhores amigas.


Por fim, temos o grande núcleo de Stars Hollow, com seus personagens peculiares e adoráveis: Kirk, a pessoa mais excêntrica e “faz tudo” da cidade; Miss Patty, a professora de dança e que dá notícias de tudo que acontece na cidade; Babette e Morey, os vizinhos de Lorelai, que são um casal completamente o oposto um do outro, mas que funciona muito bem; Lane, a melhor amiga de Rory, que é apaixonada por música, mas tem uma mãe super rígida e religiosa; Taylor, que é uma espécie de chefe do conselho da cidade, que está sempre criando caso e procurando um evento para realizar na cidade e Luke, o dono do diner, sempre meio rabugento e mal humorado, mas que está sempre disposto a ajudar quem precisa!



Ao longo dos 158 episódios que a série teve, acompanhamos o crescimento de Rory, sua entrada na faculdade e todos os seus amores e dissabores durante esses anos. Ao mesmo tempo, acompanhamos Lorelai e todas as dificuldades em criar uma filha sozinha e também em voltar a se relacionar com os pais, seu crescimento profissional e também sua vida privada, que vai além de Rory, claro.


Enquanto para os fãs é muito claro quem deve ser, desde o início, o par romântico de Lorelai (embora algumas pessoas doidas torçam pro Christopher), as opiniões se dividem quando o assunto são os namorados de Rory! Tivemos Dean, o primeiro amor, rapaz sério e trabalhador do interior. Depois tivemos Jess, o forasteiro, meio bad boy e mais intelectual, amante dos livros. E por fim temos Logan, o rapaz rico, que tem tudo a ver com a vida que os avós de Rory levam e que gostariam que a neta levasse também. Por aqui somos 100% time Jess! E você? rs



Foram muitos momentos que ficaram na nossa memória, sejam eles cômicos como o filme noir de Kirk ou emotivos, como a primeira dança de Lorelai e Luke. Cada uma de nós aqui tem esses momentos gravados na memória porque nos marcaram ou fizeram eco com algum sentimento e/ou acontecimento das nossas vidas. Porque a série é bem sobre isso também, sobre pequenos detalhes que fazem toda a diferença, sobre as delícias e dificuldades que qualquer tipo de relacionamento carrega em si.


Poderíamos ficar aqui horas e horas falando da série! Tanto que o episódio especial do podcast acabou sendo dividido em duas partes! Mas acho que já falamos o mais importante e essencial para que você anime assistir - se ainda não assistiu - ou para que tenha despertado aquela vontade de rever, caso já conheça a série!


Não deixe de nos contar quais seus momentos e personagens preferidos e se você é time Dean, Jess ou Logan! rs!


27 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page