É muito difícil escrever sobre Hayao Miyazaki, porque o grande mestre merece uma tese de doutorado todinha só para si. Aliás, uma não. Várias! Mas fizemos um resuminho de introdução, para quem ainda não o conhece.
Hayao Miyazaki é esse senhorzinho japonês super fofo
Hayao Miyazaki é um animador, cineasta, roteirista e escritor japonês, que começou sua carreira fazendo mangás, mas logo passou para as animações. Nasceu em 1941 e seu pai era dono da Miyazaki Airplane, empresa que fabricava peças para os aviões de combate japoneses. Além de ter presenciado a guerra em tenra idade, a infância de Miyazaki ainda foi marcada pela doença de sua mãe, que teve tuberculose entre 1947 e 1955, sendo internada em hospitais em diversas ocasiões, ficando longe dos filhos. Esse período da vida de Miyazaki marcou bastante o artista. Referências à guerras, principalmente aéreas, e a um dos pais ausentes, são temas recorrentes em seus filmes.
Cena de Vidas ao Vento (Kaze tachinu), de 2013
Miyazaki começou sua carreira de diretor de animações, dirigindo episódios da série televisiva Rupan Sansei (Lupin III), em 1971 e Mirai Shônen Konan (Conan - O Rapaz do Futuro), em 1978, quando ainda era contratado de outros estúdios. O primeiro longa-metragem de animação dirigido por Miyazaki foi O Castelo de Cagliostro (Rupan sansei: Kariosutoro no shiro), em 1979. Miyazaki ainda dirigiu mais um longa, Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no tani no Naushika), em 1984, antes de fundar o Studio Ghibli.
Cena de Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no tani no Naushika), de 1984
O Studio Ghibli foi fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma e seu primeiro filme foi O Castelo no Céu (Tenkû no shiro Rapyuta), em 1986, dirigido por Miyazaki.
O Studio Ghibli é um dos estúdios de animação mais reconhecidos no Japão e em todo o mundo. Ao todo, tem mais de 20 longas, sendo 9 deles dirigidos por Hayao Miyazaki. Um novo filme de Miyazaki está em produção no Studio Ghibli e tem data de estréia marcada para julho deste ano. O filme deve se chamar How Do You Live? (em japonês, Kimitachi wa dô ikiru ka, ainda sem título no Brasil) e traz um pouco da autobriografia da infância de Miyazaki.
Cartazes do próximo filme de Miyazaki, How Do You Live? (Kimitachi wa dô ikiru ka)
Uma curiosidade sobre Hayao Miyazaki é que, apesar de ser roteirista de todos os filmes que dirigiu no Studio Ghibli, ele nunca tem um roteiro pronto antes de começar a desenhar! Ele começa suas histórias sempre pelos storyboards e, a partir do momento que os desenhos e as animações vão tomando forma, a história vai se desenvolvendo, até se tornar um roteiro.
Parte do storyboard de Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro), de 1988
O filme mais famoso do cineasta é A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi), de 2001. Até 2020, foi o filme de maior bilheteria da história do Japão e, em 2003, recebeu o Oscar de Melhor Animação, sendo o único filme de língua não inglesa a ganhar o prêmio. Mais uma curiosidade: apesar do grande feito, Miyazaki não foi à cerimônia do Oscar em protesto contra a guerra do Iraque. Mas, em 2014 Miyazaki esteve presente à cerimônia de entrega de seu Oscar Honorário e foi aplaudido de pé durante vários minutos.
Para quem é fã de Miyazaki ou para quem ainda não o conhece, a Netflix tem disponível em seu catálogo quase todos os filmes do cineasta, assim como outros filmes do Studio Ghibli! Bora conferir?
Comments