Oi, mundo! Meu nome é Isabel e sou cineasta formada pela The New School, em Nova York. Tenho uma queda especial por comédias românticas e filmes da Disney, mas meu gosto é muito eclético.
A gente aqui no #ATQH acredita que dá pra saber muito sobre alguém a partir dos filmes que a pessoa gosta, então aqui vai meu top 10 do momento - que pode ficar defasado a qualquer hora, eu sou uma pessoa de lua - pra gente se conhecer melhor:
10. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Escrito por Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant, dirigido por Jean-Pierre Jeunet
Pode até ser uma escolha meio clichê, mas Amélie junta algumas das minhas coisas favoritas num só filme: Paris, quentinho no coração, uma dose de mistério e romance! Por causa desse filme, sou viciada em tirar fotos em cabines fotográficas.
9. Ladrão de Casaca (1955)
To Catch a Thief
Escrito por John Michael Hayes, baseado no livro de David Dodge
Eu poderia escolher qualquer filme entre as dezenas que Hitchcock dirigiu ao longo de sua extensa e prolífica carreira, mas Ladrão de Casaca tem um lugar especial no meu coração. Minha primeira formação é em Design de Moda, e no meu TCC eu reproduzi alguns figurinos icônicos do Cinema Clássico; o vestido tomara-que-caia branco usado por Grace Kelly foi um de meus escolhidos.
8. Que Horas Ela Volta? (2015)
Escrito e dirigido por Anna Muylaert
Eu considero esse filme uma obra-prima do Cinema Brasileiro, além de ser um belo retrato das relações de classe do país. É um grande tapa na cara perceber como nossa dependência em empregadas domésticas é herança direta da escravidão e como a ascensão social incomoda os que se consideram superiores. Para além da maravilhosa crítica social, Que Horas Ela Volta? é cativante, comovente, engraçado - Regina Casé está apenas perfeita no papel de Val.
7. Duas Garotas Românticas (1967)
Les Demoiselles de Rochefort
Escrito e dirigido por Jacques Demy
Esse musical francês estrelado por Catherine Deneuve e sua irmã Françoise Dorléac (que faleceu tragicamente pouco tempo depois) é estonteante tanto visual quanto musicalmente. Tudo é perfeitamente estético, dos cenários aos figurinos: eu consideraria um precursor do estilo altamente reconhecível de Wes Anderson. O filme também conta com participações de Gene Kelly e George Chakiris. Assim como outros títulos dessa lista, é impossível não ficar de bom humor depois de assistir.
6. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Clueless
Escrito e dirigido por Amy Heckerling
As if! Eu disse que adoro comédias românticas, e adoro figurinos - e adaptações contemporâneas de livros clássicos! E sátiras! E filmes dirigidos por mulheres! E Alicia Silverstone! E Paul Rudd! São muitos motivos pra amar esse clássico da Sessão da Tarde, ainda que o título em português não seja um deles (é um título apropriado, de fato, mas reducionista na minha opinião completamente enviesada *risos*). Livremente inspirado no romance Emma, de Jane Austen, As Patricinhas de Beverly Hills entrega tudo: looks maravilhosos, boas risadas e a estreia do galã Paul Rudd nas telonas. Eu amo muito o filme e o defenderei até a morte!
5. Entre Facas e Segredos (2015)
Knives Out
Escrito e dirigido por Rian Johnson
Sem exageros, eu considero o Rian Johnson um gênio! Eu sempre fui viciada em livros de mistério/suspense, especialmente os da Agatha Christie, e sempre torci pra esse gênero voltar à moda no cinema. Quando esse filme foi lançado, eu quis procurar o endereço do Rian Johnson pra ir dar um beijo nele pessoalmente! Brincadeiras à parte, Facas é engraçado, intrigante, surpreendente e tem um dos melhores elencos dos últimos anos (Daniel Craig, Ana de Armas, Chris Evans, LaKeith Stanfield, Jamie Lee Curtis, Don Johnson, Michael Shannon, Toni Collette, Frank Oz e Christopher Plummer NUM MESMO FILME? Isso é covardia). Nota 10 também para o diretor de fotografia, Steve Yedlin, e para o designer de produção, David Crank.
4. Up - Altas Aventuras (2009)
Up
Escrito por Pete Docter, Bob Peterson e Tom McCarthy; dirigido por Pete Docter e Bob Peterson
Chegamos no momento da lista em que a ordem foi completamente arbitrária: todos os filmes de agora até o número um empatam em primeiro lugar no meu coração. São filmes que estão num patamar superior a todos outros já feitos na história da humanidade. Como podem perceber, estou ficando hiperbólica, mas é porque esses são realmente os filmes da minha vida - até agora!
Como falei ali em cima, eu amo as animações da Disney em geral e da Pixar especificamente. São pouquíssimos os filmes já lançados pela Pixar que não são maravilhosos, na minha opinião. Da mesma forma que com a obra de Hitchcock, eu poderia citar tantos outros (como Viva! A Vida É Uma Festa, Divertida Mente, Luca, Soul, Wall-E, Monstros S/A, Ratatouille, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, Valente, Procurando Nemo etc etc etc), mas Up é tão terno e singelo que eu não conseguiria não mencioná-lo.
3. Bastardos Inglórios (2009)
Inglourious Basterds
Escrito e dirigido por Quentin Tarantino
Você pode ter percebido uma falta de filmes violentos até aqui, mas eu avisei: meu gosto é eclético! E eu amo, amo, amo Bastardos Inglórios. Acho curioso dois dos meus filmes prediletos terem sido feitos no mesmo ano; ambos concorreram ao Oscar de Melhor Filme, inclusive. Diferentemente de Up, Bastardos não tem nada de terno: é só tiro, porrada, bomba e uma boa dose de vingança sob a forma de reparação histórica. Um filme tenso, dirigido com maestria e que trata nazistas da maneira que merecem ser tratados. Monsieur Tarantino, à vous e à votre film, je dis: bravo!
2. O Poderoso Chefão (1972)
The Godfather
Escrito por Mario Puzo e Francis Ford Coppola, baseado no livro de Mario Puzo; dirigido por Francis Ford Coppola
Existe um motivo para O Poderoso Chefão estar sempre na ponta de qualquer lista de "Melhores Filmes", às vezes disputando o primeiro lugar com Cidadão Kane: o filme é perfeito. Uma aula de narrativa, atuação, roteiro, fotografia, direção... em suma; uma obra de arte. A composição de cada frame é uma pintura. Eu poderia ficar dias e dias dissertando sobre o filme e ainda restaria muito a dizer, então vou parar por aqui mesmo.
1. Lady Bird: A Hora de Voar (2017)
Lady Bird
Escrito e dirigido por Greta Gerwig
Ah, Greta Gerwig, sua perfeita... Eu nunca vou me esquecer da sensação de ver Lady Bird no cinema, embasbacada, sorrindo tanto que minhas bochechas doíam. Foi a primeira vez que vi um filme exatamente como os que sonho em fazer. Exaltado pela crítica (chegou a ter 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e estabilizou em 99%), Lady Bird é sobre mulheres sendo mulheres, sem desculpas e desvios. Foi o filme que me encheu de esperança, que me mostrou que é possível fazer o tipo de Cinema que eu amo e espero fazer um dia.
Menções Honrosas:
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) - escrito por Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Alejandro González Iñárritu; dirigido por Alejandro González Iñárritu
Lilo & Stitch (2002) - escrito e dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois
Mulan (1998) - escrito por Robert D. San Souci, Rita Hsiao e Chris Sanders; dirigido por Tony Bancroft e Barry Cook
Star Wars: Os Últimos Jedi (2017) - escrito e dirigido por Rian Johnson
Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) - escrito por Richard Curtis; dirigido por Roger Michell
Pois é, é difícil demais escolher só dez filmes! Agora eu quero saber de você: quais são os seus filmes preferidos?
Abraços, Bel
Comentarios