top of page
  • Writer's pictureLorena

Meus 10 Filmes Preferidos - Lorena

Updated: Feb 10, 2022


Fantasiada de John Snow, perdida com essa lista!

Oi Gens! Eu sou a Lorena, jornalista e mestre em Cinema pela Belas Artes da UFMG. Meu gênero preferido é terror, com destaque para os filmes de zumbis, mas assisto de tudo um pouco!


Bebel já contou para vocês os 10 filmes preferidos dela e agora é a minha vez! Amo listas no geral, mas essa em específico tive bastante dificuldade em montar! Listei os 10 filmes que mais gosto de assistir e que mais mexeram comigo! Não são, necessariamente, os 10 melhores filmes na minha opinião! Essa é uma lista para outro dia!

 

10. Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)

Patrick Swayze como Johnny e Jennifer Grey como Baby
Dirty Dancing
Escrito por Eleanor Bergstein; dirigido por Emile Ardolino

Quem é da década de 1980 e 1990 e não assistiu esse filme, viveu errado! Volta e vive de novo! Clássico da Sessão da Tarde, tinha gravado em VHS para ver um milhão de vezes e decorar todas as letras e coreografias. E óbvio que eu tinha o vinil também, porque a trilha sonora é mara! Todas queriam ser Baby e dançar com Patrick Swayze. Ai ai...



9. Janela Indiscreta (1954)

James Stewart como L.B. Jefferies
Rear Window
Escrito por John Michael Hayes; dirigido por Alfred Hitchcock

Como mencionar apenas um filme de Hitchcock? Gente, está muito difícil fazer essa lista! Ahahahahaha! Escolhi Janela Indiscreta porque, para mim, é Hitchcock dando uma aula de como fazer Cinema. Desde os primeiros segundos de filme ele já está nos ensinando como usar os recursos cinematográficos para contar uma história. Além desse viés metalinguístico, que adoro e faz com que um filme tenha várias camadas de leitura, ainda tem toda a parte de suspense. Afinal, não é à toa que Hitch é o mestre do gênero.



8. O Exorcista (1973)

Max von Sydow como o padre Lankester Merrin
The Exorcist
Escrito por William Peter Blatty (adaptado do seu livro homônimo); dirigido por William Friedkin

A pessoa aqui é muito estranha! Ama terror, mas só aparece um filme desse gênero na sua lista dos preferidos e quase no final! É que pra mim terror é um caso que precisa ser discutido à parte! Então, escolhi o meu preferido e dos melhores filmes de terror já feitos. Além de ser uma excelente adaptação do livro homônimo de William Peter Blatty (quase óbvio, uma vez que foi o próprio quem escreveu o roteiro do filme), é bem dirigido, tem uma fotografia impressionante e até hoje me mata de medo! Além de ser referência para muitos outros filmes de terror que vieram depois dele.



7. Viva: A Vida é Uma Festa (2017)

Vozes de Anthony Gonzalez como Miguel e Ana Ofelia Murguía como Mamá Coco
Coco
Escrito por Lee Unkrich, Jason Katz e Matthew Aldrich; dirigido por Lee Unkrich e Adrian Molina

Difícil pra caramba escolher meu filme preferido da Pixar, porque são todos maravilhosos e únicos! Mas o que mais mexeu comigo do início ao fim, sem dúvida alguma, foi Coco. Acho a tradição mexicana do Dia dos Mortos e a forma como lidam com a morte (e a pós vida) quase mágica! E acredito que o filme capta bem as emoções todas dessa data. Um amigo mexicano já havia me dito que o filme era mesmo muito fiel à sua cultura e pude constatar um pouco disso, quando visitei o México.



6. O Castelo Animado (2004)

Os personagens Sophie e Howl
Hauru no Ugoku Shiro
Escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, inspirado no romance Howl's Moving Castle de Diana Wynne Jones

É o melhor filme de Hayao Miyazaki? Não, mas com certeza é meu preferido. Quem me conhece sabe o quanto amo os filmes do diretor e os personagens que ele cria. Tanto que tenho 4 deles tatuados em minha pele, com um 5º à caminho e contando! Sou apaixonada por tudo em O Castelo Animado e super me identifico com Sophie (oi terapia, um beijo!)! E Calcifer? O que dizer de Calcifer? Um filme em que acompanhamos a jornada de autoconhecimento de um personagem – Sophie -, e o amadurecimento de outro – Howl.



5. Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

Robin Wright como Jenny e Tom Hanks como Forrest Gump
Forrest Gump
Adaptação de Eric Roth do romance de Winston Groom; dirigido por Robert Zemeckis

Já ouvi que Forrest Gump é um filme sobre uma pessoa com deficiência intelectual. Para mim, é uma parte da história norte-americana sendo contada através de um personagem singular e puro, desprovido de qualquer má influência que o mundo exterior e as pessoas possam lhe causar. Só mesmo uma pessoa bem especial seria capaz de realizar tudo que Gump realiza no filme. Amo os efeitos especiais (que a gente sabe que estão lá, mas não os enxerga), a trilha sonora, as frases de efeito, os personagens... Ah, amo tudo! Rs.



4. Cantando na Chuva (1952)

Gene Kelly como Don Lockwood
Singin' in The Rain
Escrito por Betty Comden e Adolph Green; dirigido por Stanley Donen e Gene Kelly

Dizem que ou você ama ou você odeia musicais. Eu amo! E Cantando na Chuva é meu preferido de todos. As músicas são ótimas, as coreografias inesquecíveis (como esquecer Gene Kelly cantando e dançando na chuva?) e o filme é hilário! Além de tudo, conta um pouco da história da transição do cinema mudo para o cinema sonoro e eu curto pra caramba uma metalinguagem.



3. Quanto Mais Quente Melhor (1959)

Joe E. Brown como Osgood Fielding III e Jack Lemmon como Daphne
Some Like It Hot
Escrito por Billy Wilder e I.A.L Diamond; dirigido por Billy Wilder

Apenas o filme mais engraçado da vida, com o melhor - e inusitado - final possível. Fim. Ps: e ainda tem Marilyn Monroe.



2. Priscilla, A Rainha do Deserto (1994)

Guy Pearce como Adam/Felicia
The Adventures Of Priscilla, Queen Of The Desert
Escrito e dirigido por Stephan Elliott

Sem dúvida alguma, o filme que assisti mais vezes na vida! Ele trata de assuntos tão pesados (mas necessários), como transfobia e homofobia (dentre outros), em uma roadtrip inusitada, cheia de altos e baixos, desafios, risadas, figurinos, espetáculos e muito mais. É uma viagem de autoconhecimento para os personagens e de conscientização e reflexão para quem assiste.



1. Casablanca (1942)

Humphrey Bogart como Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund
Casablanca
Escrito por Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch; dirigido por Michael Curtiz

Chegamos ao filme preferido! Absolutamente todos os clichês cinematográficos foram inventados nesse filme e são todos absurdamente maravilhosos! Espionagem, intrigas, reviravoltas, mocinha comprometida precisando de ajuda, mocinho taciturno e altruísta, música tema inesquecível e frases clichês? TEMOS! Como não amar?



Menções Honrosas

  • Todos os filmes do Billy Wilder

  • As Branquelas (2004), escrito e dirigido por Keenen Ivory Wayans

  • Tubarão (1975), escrito por Peter Benchley e Carl Gottlieb e dirigido por Steven Spielberg

  • Labirinto, a Magia do Tempo (1986), escrito por Terry Jones e dirigido por Jim Henson

  • O Iluminado (1980), roteiro de Stanley Kubrick e Diane Johnson, adaptado do livro homônimo de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick


Nossa! Que "perrengue" pra escrever essa lista, viu? E certeza que negligenciei algum filme que amo muito! Rs. Bora lá então passar perrengue também e nos contar quais os SEUS filmes preferidos!


Inté, Lorena

96 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page