Sim, ainda tem mais! Na primeira parte desta lista, falamos de todas as referências a Georges Méliès. Na segunda, mostramos os diversos cartazes de outros filmes que aparecem em Hugo Cabret. Agora, compilamos as homenagens visuais que Scorsese fez a outras obras:
23. A Besta Humana (1938), de Jean Renoir
Os takes do maquinista quando o trem entra na estação rimam com takes do personagem de Jean Gabin, Jacques Lantier.
24. A Caixa Mágica (1951), de John Boulting
Em outro momento über-metalinguístico, o próprio diretor Martin Scorsese faz uma aparição no filme, numa cena que homenageia o filme de John Boulting - e que retrata ninguém menos que um dos pioneiros do Cinema, o britânico William Friese-Greene.
25. Um Corpo Que Cai (1958), de Alfred Hitchcock
A cena de Hugo fugindo do Inspetor Dasté (que é, por sua vez, supostamente inspirado no Inspetor Clouseau de A Pantera Cor-de-Rosa) é uma referência à célebre cena da escada espiral na obra de Hitchcock.
26. A Tortura do Medo (1960), de Michael Powell
Mais um filme que tem uma câmera como personagem central é homenageado por Scorsese. A sutil referência se dá no close-up extremo dos olhos azuis dos respectivos protagonistas.
No próximo post, temos - finalmente! - a última parte desta enorme lista de referências cinematográficas encontradas em A Invenção de Hugo Cabret!
Comments